Ucrânia diz ter neutralizado grupos chechenos enviados para matar Zelensky
A informação foi dada pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov

Foto: Reprodução
O governo da Ucrânia disse nessa terça-feira (1º) ter neutralizado dois esquadrões de elite chechenos enviados para matar o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. De acordo com o jornal norte-americano New York Post, a informação foi dada pelo secretário do Conselho Nacional de Segurança e Defesa da Ucrânia, Oleksiy Danilov, em entrevista concedida à imprensa local.
Segundo Danilov, durante a ação foram utilizadas fontes do serviço de inteligência local inseridas nas forças armadas russas. O governo da Ucrânia não divulgou quantos integrantes dos esquadrões teriam sido mortos ou capturados.
“Eles estavam divididos em dois grupos e nós rastreamos ambos”, disse o secretário de defesa ucraniano. “Um dos grupos foi neutralizado próximo a Hostomel e o outro segue sob a nossa supervisão. Não desistiremos do nosso presidente e do nosso país. É a nossa terra, deem o fora”.
Na semana passada, o líder checheno Ramzan Kadyrov, aliado de Vladimir Putin, confirmou que haviam combatentes chechenos na Ucrânia e incitou os ucranianos a derrubarem seu governo.
Em 24 de fevereiro, a Rússia invadiu a Ucrânia com o objetivo de derrubar o governo ucraniano pró-ocidental. Desde então, o próprio Zelensky relata que já esperava ser o alvo principal.