Ucrânia solicita investigação do Tribunal de Haia sobre civis mortos em Bucha
Segundo o ministro Dmytro Kuleba, as tropas russas mataram civis “por raiva” enquanto ocupavam e depois se retiravam da cidade

Foto: Reprodução/R7
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, pediu que o Tribunal Penal Internacional, em Haia (Holanda), investigue o assassinato de civis em Bucha, a noroeste de Kiev.
Em entrevista a uma rádio britânica, Kuleba disse: “Aproveito esta oportunidade para pedir ao Tribunal Penal Internacional e às organizações internacionais que enviem suas missões a Bucha e outras cidades libertadas, em cooperação com as agências policiais ucranianas, para coletar todas as evidências desses crimes de guerra”.
Segundo Kuleba, as tropas russas mataram civis “por raiva” enquanto ocupavam e depois se retiravam de Bucha.
Conforme imagens divulgadas no último domingo (3), pelo menos 20 corpos de civis ficaram espalhados pelas ruas de Bucha após a retirada das forças russas da área. Além disso, uma vala comum foi descoberta na região.
Líderes da União Europeia e da Otan também pediram que fossem realizadas investigações por crimes de guerra e novas sanções em resposta. A Rússia afirma que as fotos dos mortos são falsas.