/

Home

/

Notícias

/

Mundo

/

UE pensa em mudar acordo do Brexit para evitar ruptura com Londres

Notícias
Mundo

UE pensa em mudar acordo do Brexit para evitar ruptura com Londres

Iniciativa fica aquém da renegociação pleiteada pelo premier Boris Johnson

Por Da Redação
UE pensa em mudar acordo do Brexit para evitar ruptura com Londres
Foto: Getty Images

A União Europeia (UE) anunciou nesta quarta-feira (13) um plano para reduzir em 80% os controles alfandegários e fitossanitários de produtos de origem animal e vegetal britânicos que entram na Irlanda do Norte. A iniciativa visa aliviar as tensões com o Reino Unido, mas fica aquém da renegociação pleiteada pelo premier Boris Johnson. A informação é do jornal O Globo.

O pacote de quatro partes altera o Protocolo da Irlanda do Norte, ponto que quase inviabilizou o Brexit e o posterior pacto comercial firmado entre Londres e Bruxelas. O mecanismo foi a solução para evitar a imposição de uma fronteira rígida na única ligação terrestre entre o bloco europeu e o seu ex-integrante. A medida é necessária porque o Acordo da Sexta-Feira Santa, que pôs fim a décadas de conflito entre norte-irlandeses favoráveis a continuar no Reino Unido e os que desejavam a unificação com a Irlanda em 1998, veta a existência de barreiras físicas entre os países. A solução, portanto, foi manter a Irlanda do Norte dentro do mercado europeu.

De acordo com o governo britânico, que pleiteia uma reformulação total do pacto, o protocolo em seu formato atual é “insustentável” e dificulta o comércio interno. Bruxelas se recusa a debater novamente o assunto, mas apresentou a proposta desta terça como uma tentativa de aliviar as tensões.

Oferta

As medidas preveem cortar em 80% os controles sanitários e fitossanitários necessários para produtos animais e vegetais de origem britânica que têm como destino final a Irlanda do Norte. Em troca, a UE exige um reforço do monitoramento. O plano também prevê facilitar os controles alfandegários: em vez da papelada completa, importadores precisariam apenas fornecer informações básicas, como notas fiscais, de produtos cujo risco de entrar no mercado comum europeu é considerado “baixo”. A estimativa europeia é que isso reduza a burocracia alfandegária pela metade.

Caminhões que transportam mercadorias, por sua vez, teriam acesso a “vias expressas" e veículos que transportam 100 tipos diferentes de alimentos precisariam de apenas um certificado, em vez de 100. A UE também prometeu rever sua legislação para permitir que remédios britânicos, principalmente genéricos, possam continuar a ser comercializados em território norte-irlandês sem burocracias adicionais.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102