UE teme eventual governo de Giorgia Meloni na Itália, mas não uma ruptura

Candidata ao governo é de extrema-direita e preocupa as instituições europeias

[UE teme eventual governo de Giorgia Meloni na Itália, mas não uma ruptura]

FOTO: Riccardo Dalle Luche/ ANSA

A possibilidade de um governo da Itália comandado pela candidata de extrema-direita, Giorgia Meloni, preocupa as instituições europeias. No entanto, os diplomatas e especialistas não consideram um cenário de ruptura do país com o bloco. 

De acordo com o comissário europeu à Justiça, Didier Reynders, a população deve escolher seus representantes e depois eles reagirão conforme os atos do novo governo. “Não é a primeira vez que nos deparamos com o desafio de enfrentar governos formados por partidos de extrema-direita ou de extrema-esquerda”, disse ao acrescentar: "Temos instrumentos à nossa disposição". 

Para Fabian Zuleeg, do centro de estudos ‘European Policy Centre’, o bloco europeu enfrenta um cenário de dificuldades e, portanto, as mudanças políticas ocorridas na Suécia e que podem se confirmar na Itália “não ajudarão a tomar decisões necessariamente difíceis”.

A UE teme questões como imigração e sociais, incluindo o direito ao aborto. Além disso, há ainda a oposição aberta de Meoloni às sanções propostas pela Comissão Europeia para obrigar o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, a combater a corrupção e respeitar o Estado de direito.


Comentários