Ufba recebe denúncia de fraude nas cotas em processo seletivo

Investigação irá verificar ingresso de alunos do BI em Medicina

[Ufba recebe denúncia de fraude nas cotas em processo seletivo]

FOTO: Wilson Dias/Agência Brasil

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) confirmou nesta quinta-feira (6) o recebimento da denúncia que alegou fraude nas cotas no processo seletivo para acesso de alunos do Bacharelado Interdisciplinar (BI) ao curso de Medicina no Campus Vitória da Conquista, no Sudoeste do estado.  De acordo universidade, uma comissão foi instaurada para apurar o caso. A Ufba informou ainda que o processo de apuração consiste em ouvir todos os envolvidos no caso e que, assim que os trabalhos forem concluídos, o resultado é divulgado pela instituição. 

A denúncia

O documento que originou a investigação foi protocolada junto a ouvidoria da instituição depois que o resultado da seleção para alunos egressos do BI foi divulgado no último dia (3). O depoimento de uma das alunas do BI em Saúde é de que as alunas aprovadas nas duas vagas destinadas para a cota A -  para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas, não teriam direito ao benefício. 

No texto, a estudante justifica a alegação dizendo que as concorrentes selecionadas não preenchem os requisitos para serem incluídas na reserva de vagas, pois seriam “fenotipica e socialmente brancas”.


Comentários