UFRB abre vagas para Mestrado em Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento
Serão ofertadas 16 vagas no Campus Cachoeira

Foto: Reprodução/ UFRB
Estão abertas até o dia 30 de outubro as inscrições para o processo seletivo de alunos regulares do curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais: Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), no Campus de Cachoeira, no Recôncavo Baiano.
São ofertadas 16 vagas com entrada no primeiro semestre acadêmico de 2020, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da instituição, sendo inicialmente garantidas oito vagas por linha de pesquisa: Identidade e diversidade cultural e Desigualdades sociais e políticas de desenvolvimento territorial.
O requisito é ser graduado ou graduando de qualquer área, e é necessário apresentar o comprovante de colação de grau no ato da matrícula. Duas vagas poderão ser ocupadas por Servidores Técnico-Administrativos do quadro efetivo da UFRB e, atendendo à política de cotas; três vagas poderão ser destinadas a candidatos autodeclarados negros; uma vaga para pessoas com deficiência e duas vagas para indígenas, quilombolas ou pessoas trans.
Seleção
Os candidatos serão submetidos à prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 5; anteprojeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 3; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, com peso 2, e prova de língua estrangeira, que consiste em uma tradução de um texto acadêmico escrito em inglês, com caráter classificatório, podendo ser utilizada como critério de desempate na ordem de classificação.
Até o dia 20 de janeiro será divulgado o resultado parcial. Já o resultado final somente após o processo de comprovação das autodeclarações dos candidatos às vagas reservadas para as cotas, em uma data a ser divulgada no site do programa.