• Home/
  • Notícias/
  • Coronavírus /
  • Última cidade do Brasil sem a Covid-19 tem confirmação de dois casos da doença neste domingo (13)

Última cidade do Brasil sem a Covid-19 tem confirmação de dois casos da doença neste domingo (13)

Município localizado no centro de MG tem pouco mais de 1,1 mil habitantes

Por Da Redação
Ás

Última cidade do Brasil sem a Covid-19 tem confirmação de dois casos da doença neste domingo (13)

Foto: Divulgação/Prefeitura do Cedro do Abaeté

Após cerca de nove meses, a Covid-19 chegou a Cedro do Abaeté, na Região Central de Minas Gerais. Com a confirmação de dois casos na cidade, a doença chegou a todos os 5.570 municípios brasileiros. Neste domingo (13), o Governo Federal confirmou média móvel de registro de casos acima de 40 mil pelo 11º dia seguido, número que evidencia o alerta para o avanço da doença, com aumento de infecções em quatro das cinco regiões do país. 

Segundo o relatório da Secretaria de Estado de Saúde (SES), entre os casos confirmados em Cedro do Abaeté, um segue em acompanhamento e o outro paciente já está recuperado. De acordo com o último Censo divulgado pelo IBGE, o município tem 1.157 habitantes e fica distante 35 quilômetros de Abaeté, cidade mais próxima, com 23 mil habitantes e segundo informações da secretária municipal de saúde Cássia Maria, a cidade chegou a reforçar o quadro de médicos para evitar o deslocamento da população para outros locais expostos à doença.

Para o infectologista Unaí Tupinambás, professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as características físicas e demográficas desses lugares e as ações tomadas pelos governantes acabam evitando o registro de casos. “São locais que têm uma baixa densidade demográfica. É claro que só isso não seria suficiente, as opções dos gestores locais fazem toda a diferença. A gente tem visto isso pelo mundo inteiro. Quando o gestor tem uma postura bem dura em relação a questão dessas medidas não farmacológicas, como distanciamento social, uso de máscara e evitar aglomeração, a gente tem visto que há um grande sucesso nesse enfrentamento”, afirmou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário