Um em cada 2 brasileiros utiliza mais da metade da renda para as dívidas

Os reflexos da pandemia seriam a justificativa da dificuldade de manter as contas em dia

Por Da Redação
Ás

Um em cada 2 brasileiros utiliza mais da metade da renda para as dívidas

Foto: Reprodução/Pixabay

A complicada situação econômica fez metade dos brasileiros destinar mais de 50% de sua renda com o pagamento de dívidas ao longo do primeiro semestre deste ano, segundo dados da Boa Vista.

O número é consequência do aumento de três pontos percentuais entre os consumidores com mais da metade da renda comprometida para a quitação de contas no segundo semestre de 2020.

Conforme a Pesquisa Perfil do Consumidor, 33% dos consumidores afirmam ter desembolsado entre 25% e 50% da renda para pagar dívidas, enquanto os 17% restantes comprometeram até 25% daquilo que ganham.

O levantamento também mostra a maior dificuldade dos brasileiros em manter as contas em dia. Entre janeiro e junho, 57% dos entrevistados alegaram que pagar as contas dentro do vencimento "estava difícil", contra 54% registrados na pesquisa anterior.

De acordo com Flavio Calife, economista da Boa Vista, os reflexos da pandemia justificam a dificuldade de manter as contas em dia. “A volta das medidas de restrição contra a pandemia adotadas no primeiro semestre e a redução do auxílio emergencial são fatores que contribuíram para a dificuldade do consumidor em pagar as contas", avalia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário