Um em cada quatro brasileiros revelaram que não vão tomar vacina contra a covid-19
Em contrapartida, mais da metade se mostraram seguros com a vacina

Foto: Divulgação | EPA
Um em cada quatro brasileiros revelaram que não irão tomar vacina contra a covid-19 quando ela for disponibilizada para a população geral. As informações são do Estadão e foram obtidas através de um levantamento feito pela pesquisa Ibope a pedido da ONG Avaaz.
Ao todo, foram entrevistadas mil pessoas entre os dias 27 e 29 de agosto em todas as regiões do Brasil. Do total de participantes, 75% relataram ter certeza de que irão tomar a vacina, 20% disseram que talvez tomem e 5% afirmaram que irão recusar a vacina. O último percentual é equivalente a 25% de recusa ou incerteza sobre a imunização.
Em relação a faixa etária, a maioria das pessoas que disseram recusar a vacina tem entre 25 aos 34 anos (34%). Em um corte por religião, 36% são evangélicos. De acordo com a pesquisa, não houve diferença significativa das respostas levando em consideração sexo, raça/cor, escolaridade e renda.
Sobre os principais motivos para a recusa e desconfiança da vacina estão: a segurança e eficácia do imunizante, suposições sobre manipulação genética ou aplicação de um chip por meio da vacina e até a hipótese de que o produto seria feito com fetos abortados.
As suposições, que não possuem nenhuma evidência científica, já foram desmentidas por agências de checagem e são comuns de aparecer em redes sociais e grupos que propagam fake news.