“Uma luta sobre civilização x barbárie”, diz vereador Silvio Humberto sobre eleições

Político baiano é pré-candidato a deputado federal; Movimento Negro é uma de suas pautas

[“Uma luta sobre civilização x barbárie”, diz vereador Silvio Humberto sobre eleições]

FOTO: CMS/reprodução

O vereador Silvio Humberto (PSB) está em sua terceira legislatura na Câmara Municipal de Salvador (CMS) e em 2022 vai se candidatar a um posto na Assembleia Legislativa da Bahia e agora vive uma fase de pré-candidatura. Em um mandato marcado por pautas ligadas ao Movimento Negro, o vereador diz que essas bandeiras como pauta principal de sua candidatura.

“Mantemos as bandeiras que vemos sendo bem avaliadas na Câmara Municipal de Salvador, como a defesa de uma educação pública de qualidade. Sabemos o poder transformador da educação, a exemplo do Instituto Cultural Steve Biko, que sou um dos fundadores e este ano completa 30 anos de ações afirmativas. Também defendemos a igualdade pra valer, pois assim você torna as pessoas plenas, com capacidade de desenvolver seus potenciais”, revelou.

A disputa pela vaga na Assembleia também servirá para fortalecer a bancada de apoio, em caso de uma vitória de Jerônimo ao governo do Estado. Silvio Humberto defende que o pré-candidato ao governo do Estado ganhou força, e isso ficou demonstrado com o apoio do atual presidente da Câmara dos Vereadores, Geraldo Júnior.
 
“A articulação envolvendo Jerônimo (pré-candidato) e Geraldo frustrou um clima que já estava se iniciando desde já ganhou. Acredito que equilibra o jogo. Jerônimo tem uma estrada ligada aos movimentos sociais e é alguém que é capaz de fazer essa conexão no plano estadual. Ele é capaz de avançar nas causas sociais, sobretudo na questão da violência. Então, é importante somar isso à experiência do presidente Geraldo Júnior, que já se incorporou ao time e se considera um companheiro e até se pergunta por que não fez isso mais cedo”, diz o candidato.

Quanto às eleições no âmbito nacional, Silvio Humberto defende que Lula terá um grande desafio, mas diz acreditar que há uma base de apoio muito grande em torno do ex-presidente da República.

“Considero que é fundamental a saída desse governo (Federal) e estamos lutando para isso. A proposta apresentada pelo presidente Lula e que está sendo construída com todo o seu legado de mudanças na sociedade, inclusão das pessoas, medidas que valorizam e que demonstram preocupação com as pessoas. Até porque foi isso que fez a diferença no seu governo. Esse modelo que está no Governo Federal representa a desconstrução nacional. Não será fácil e por isso é importante fazer uma grande aliança, porque o que está em jogo é a defesa da democracia, uma luta sobre civilização x barbárie. Então, vai dar muito trabalho chegar à vitória. Assim como, reconstruir esse país, buscando devolver padrões mínimos de civilidade, avaliou.
 
Perfil

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), Silvio Humberto dos Passos Cunha também é mestre em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e graduado em Economia pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Sílvio Humberto, como é conhecido, é natural de Salvador, tem 57 anos e um filho. Desde pequeno, teve como base principal em sua vida a educação. Sua mãe, a doceira Dona Sílvia, e seu pai, o mecanógrafo Humberto, empenharam esforços para seu acesso em boas escolas na capital baiana.

Sua trajetória de lutas iniciou há mais de 30 anos como militante do Movimento Negro. Aos 16 anos, foi aprovado para o curso de Economia na UCSAL e, em 1982, com outros colegas da universidade, fundou o Grupo Negro da UCSal. Sílvio Humberto foi um dos primeiros militantes a levantar o debate racial na Bahia. Aos 21 anos, foi selecionado para trabalhar como economista na antiga Diretoria do Serviço Público Federal e como auditor fiscal da Secretaria Municipal da Fazenda. 

Humberto é fundador do Instituto Steve Biko, que surgiu para colaborar com estudantes negros de baixa renda. Eram os próprios professores e a militância que ajudavam na manutenção das despesas. A Biko, como ficou conhecida, tornou-se uma referência mundial.

Milionário

Em 2016, Silvio Humberto foi apontado como um dos dez vereadores milionários de Salvador. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral, Silvio Humberto apresentou uma declaração de R$1.391.929,65, o que deixava ele na quinta colocação. 
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!