"União é o caminho a seguir", diz Joe Biden em discurso de posse
Presidente adotou um discurso pacífico e voltou a criticar a invasão ao Capitólio

Foto: Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, tomou posse nesta quarta-feira (20), e em discurso, prometeu trabalhar para unir o país e garantiu a prevalência da democracia. Ele também criticou a invasão ao Capitólio por extremistas, que tentou impedir a certificação da vitória dele e provocou a morte de cinco pessoas.
"Hoje é o dia dos Estados Unidos, da democracia, história e esperança. Os EUA superaram muitos desafios, hoje celebramos o triunfo de uma causa: da democracia. A vontade do povo foram ouvidas e concretizadas. Nesse solo sagrado, onde há poucos dias a violência tentou abalar a democracia, nós nos unimos para fazer a transição pacifica de poder", declarou o presidente.
Em breve referência, Biden também citou a gestão anterior, a de Donald Trump, e disse que os EUA terão desafios pela frente.
"Há muito a ser feito nesse momento de grandes dificuldades. Há muito a ser restaurado e ganho. Poucas pessoas da nossa história tiveram desafios maiores ou viveram momentos mais difíceis do que estamos vivendo. Há um vírus único assolando o nosso país e ceifando tantas vidas quanto os EUA perderam na segunda guerra mundial. Os nossos sonhos não serão postergados. Não mais", afirmou Biden.
"Fé, razão, mostram o caminho da união. Não podemos nos ver como adversários, mas como vizinhos nos tratando com dignidade e respeito. Não vai haver progresso sem essa união, só exaustão. Não haverá uma nação, só caos. União é o caminho a seguir e precisamos enxergar esse momento", destacou.
O presidente também adotou um tom pacífico e disse que irá trabalhar para todos os americanos, tanto os que não o apoiaram quanto os que o apoiaram.
"Aos que não me apoiaram, escutem o que tenho a dizer: Me levem em consideração, a discórdia não precisa levar a falta de fé e união. Serei um presidente à todos os americanos e lutarei tanto pelos que não me apoiaram quanto pelos que me apoiaram", completou Joe Biden.