União Europeia anuncia novo pacote de sanções contra a Rússia
Entre as medidas, serão adotadas restrições mais rígidas de exportação

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, elogiou o acordo político sobre o 11º pacote de sanções contra a Rússia devido ao conflito na Ucrânia.
No Twitter, ela escreveu que isso representará "mais um golpe na máquina de guerra" do presidente Vladimir Putin, com restrições de exportação mais rígidas, visando entidades que apoiam o Kremlin. "Nossa ferramenta antievasão impedirá que a Rússia coloque as mãos em bens sancionados", pontuou a presidente.
A declaração acontece após o anúncio, na quarta-feira (21), da presidência do conselho da União Europeia, atualmente exercido pela Suécia, de que os embaixadores do bloco concordaram com um novo pacote de sanções, e que inclui medidas destinadas a combater a evasão de sanções e listagens individuais.
As sanções devem ser formalmente adotadas até o final desta semana. As medidas incluem restrição a venda, fornecimento, transferência ou exportação de tecnologia sensível que pode ser usada para fins militares para países cuja jurisdição é demonstrado estar em um risco contínuo e particularmente alto de ser usado para evasão.