União Europeia menciona 'falta de lealdade' dos EUA após deixar bloco de fora
Pedidos de explicações ocorrem em meio à Assembleia Geral da ONU

Foto: Reprodução/Getty Images
A União Europeia criticou os Estados Unidos ao mencionar "falta de lealdade" pelo recente acordo feito por Washington com a Austrália e o Reino Unido, que deixou o bloco de fora. Os principais líderes de Bruxelas pediram explicações ao governo americano na terça-feira (21), em meio à Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, chegou a questionar a vontade do atual presidente americano Joe Biden, de curar as feridas causadas nas ligações transatlânticas de Donald Trump e pediu o reforço da "capacidade de ação" do bloco europeu.
O chefe da política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, se encontrou na tarde de segunda-feira (20) com o Ministério das Relações Exteriores da Austrália, Marise Payne, a quem expressou sua preocupação "pela falta de consultas prévias "sobre a quebra do contrato com a França e a assinatura da nova aliança Aukus, lamentando" que esta associação exclua os parceiros europeus", de acordo com um comunicado emitido pelo chefe da diplomacia europeia.