• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • União Europeia reconhece Brasil como livre da gripe aviária e retoma compras de frango

União Europeia reconhece Brasil como livre da gripe aviária e retoma compras de frango

China segue como único grande mercado com restrição nacional

Por Da Redação
Às

Atualizado
União Europeia reconhece Brasil como livre da gripe aviária e retoma compras de frango

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A União Europeia reconheceu o Brasil como livre da gripe aviária e autorizou, nesta quinta-feira (4), a retomada gradual das compras de carne de frango brasileira. A informação foi confirmada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.

O bloco europeu é o sétimo maior comprador de frango brasileiro. O Brasil é o maior exportador do mundo e tem a China como principal cliente. Com a decisão, o país asiático passa a ser o único grande mercado que ainda mantém restrição total ao frango nacional.

O Brasil se declarou livre da doença em 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos em granjas. A contagem começou em 22 de maio, depois do fim da desinfecção da unidade de Montenegro (RS), onde foi identificado o primeiro e único foco em aves comerciais.

Além da União Europeia, outros 16 países já haviam retirado as restrições, entre eles o Japão, terceiro maior comprador, e o Iraque, 9º maior destino da carne de frango brasileira.

Quem ainda mantém restrições:

Restrições nacionais: Canadá, China, Malásia, Paquistão e Timor-Leste.
Restrições ao Rio Grande do Sul: Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão, Omã, Quirguistão, Rússia, Tajiquistão e Ucrânia.
Suspensões limitadas a áreas específicas: Japão (Campinápolis e Santo Antônio da Barra), além de Maurício, São Cristóvão e Nevis, Suriname e Uzbequistão (zona de 10 km em torno de Montenegro).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário