Unicef chama atenção para desnutrição severa infantil

No mundo, quase 10 milhões de crianças estão nessa situação e sem tratamento

[Unicef chama atenção para desnutrição severa infantil ]

FOTO: Giacomo Pirozzi/Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou, na terça-feira (17) o documento Alerta Infantil, que chama a atenção para a desnutrição severa sem tratamento que acomete 10 milhões de crianças em todo o mundo.

Conflitos, mudança climática e, mais recentes, a pandemia de covid-19 e a guerra da Ucrânia são alguns dos fatores que contribuem para este quadro. A agência da ONU prevê que mais de 600 mil crianças fiquem sem acesso a esse tipo de tratamento devido ao aumento de até 16% nos alimentos, nos próximos meses.

A diretora do Unicef, Catherine Russel, explica que para milhões de crianças, os sachets com uma espécie de pasta nutricional “fazem a diferença entre a vida e a morte”. Russell destaca que no fim da cadeira global de alimentos, “existe uma criança desesperadamente desnutrida”, que precisa de ajuda. 

O Sul da Ásia é a região com mais casos, seguida por África Subsaariana. O relatório nota que nações como Uganda, onde a situação é estável, houve uma alta de 40% dos casos desde 2016, puxada pelo aumento da pobreza e insegurança alimentar, além de períodos de seca.

O Unicef está pedindo aos governos para aumentarem o financiamento a projetos de combate em pelo menos 59%, para que todas as crianças, que estão extremamente magras, para a sua altura, recebam tratamento em 23 países onde o problema é maior.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!