• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Universidade da Bahia adere a programa que revalidará diploma de médicos

Universidade da Bahia adere a programa que revalidará diploma de médicos

15 mil médicos brasileiros formados fora do país aguardam o exame

Por Da Redação
Às

Universidade da Bahia adere a programa que revalidará diploma de médicos

Foto: Reprodução

A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) é a segunda a aderir ao chamamento do Consórcio Nordeste para, através do programa Brigada SUS|NE, realizar a revalidação de diplomas de médicos brasileiros formados no exterior. 

Pelo programa, a revalidação não se dará por provas, mas pela análise curricular, de relatório de atividades acadêmicas e pelo cumprimento de um período de internato complementar, sob supervisão da universidade.

A decisão do Conselho Superior de Ensino da UESC (Consepe) é desta quinta-feira (21) e foi aprovada “por ampla maioria”, conforme comunicado oficial.

No texto, o Conselho salienta ser “dever da Instituição de Ensino Superior atuar, neste momento para conter o avenço da Covid-19” e que “foi ressaltado, durante a reunião, o papel da responsabilidade social da Universidade, neste momento de pandemia”.

Além da revalidação de diplomas, a UESC estabeleceu ainda que realiza adequações em seus laboratórios “para que possa desenvolver atividades relacionadas ao diagnóstico da (Sars-CoV2)”.

No dia 28 de abril, a entidade que reúne os governadores da região criou a Brigada Emergencial de Saúde do Nordeste (Brigada SUS|NE), um programa de contratação de médicos para atuar no combate ao coronavírus, que convocou universidades públicas para realizar editais de revalidação de diploma. Há mais de 15 mil médicos brasileiros formados no exterior que aguardam, há mais de três anos, uma prova do Revalida para conquistarem o registro profissional para atuar no país.

Em seu comunicado, a UESC afirmou a necessidade de “adequação do curso” de medicina para “atender a esta demanda emergencial”, como uma exigência para garantir a “a qualidade do Curso de Medicina da UESC, avaliado entre os melhores da Região Nordeste”, sem deixar claro, no entanto, as medidas que serão adotadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário