Universidade oferece atendimentos odontológicos gratuitos em Salvador; veja como ter acesso
Serviço será oferecido na sexta-feira (24), na Clínica-Escola de Odontologia, localizada na Avenida Paralela

Foto: Divulgação
O Centro Universitário UniRuy Wyden, localizado na Avenida Luís Viana Filho, conhecida popularmente como Paralela, realiza, na próxima sexta-feira (24), uma ação gratuita de atendimento odontológico voltada para gestantes, mães e bêbes, na Clínica-Escola de Odontologia.
Conforme a programação, a atividade acontece das 8h às 12h, com 60 vagas disponíveis, e tem o intuito de incentivar o cuidado com a saúde bucal desde a gestação, para promover a prevenção precoce de doenças bucais na infância.
Durante a ação, as famílias serão atendidas por estudantes e professores do curso de Odontologia do UniRuy, que farão uma triagem inicial com identificação do bebê, histórico alimentar e hábitos orais, seguida de avaliação clínica da cavidade bucal, gengiva, língua, presença de cáries e erupção dentária.
Além dos atendimentos, também serão ofertadas, as gestantes e mães, orientações sobre como cuidar da saúde bucal, apreender a forma correta de escovar os dentes, o tipo de creme dental ideal, os cuidados durante a amamentação, prevenção contra cáries e hábitos nocivos aos bebês.
A coordenadora do curso de odontologia do UniRuy, Susana Lima, destaca a importância de manter hábitos saudáveis ainda na gestação, como forma de garantir o cuidado com a saúde bucal. Segundo ela, as mudanças hormonais durante a gestação podem aumentar o risco de inflamações gengivais e outros problemas.
Susana Lima reforça a importância de "orientar as futuras mães sobre higiene bucal, alimentação e amamentação, além de prepará-las para os cuidados com a saúde oral do bebê desde os primeiros meses de vida".
O Ministério de Saúde indica que o primeiro atendimento odontológico deve ocorrer até o primeiro ano de vida ou no surgimento do primeiro dente de leite. O acompanhamento precoce auxilia na prevenção de cáries, orientação do aleitamento materno, além da identificação de alterações na erupção dentária, promovendo o cuidado contínuo com o bebê.
Os atendimentos são gratuitos e os interessados não precisam realizar uma inscrição prévia. As mães ou responsáveis que tiverem dúvidas podem entrar em contato por meio do telefone (71) 3198-4481.