• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Universidades elaboram estratégia conjunta após receberem ameaças com apologia ao nazismo

Universidades elaboram estratégia conjunta após receberem ameaças com apologia ao nazismo

Universidade Federal do Recôncavo Baiano e outras três instituições de ensino federais na Bahia receberam emails com ameaças em março deste an

Por Da Redação
Às

Universidades elaboram estratégia conjunta após receberem ameaças com apologia ao nazismo

Foto: Divulgação/ PF

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) afirmou que está atuando em conjunto com outras instituições de ensino para combater ameaças online com apologias ao nazismo. Além da UFRB, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) também receberam mensagens intimidadoras em março deste ano. 

Nesta última quinta-feira (4), um homem foi alvo de mandados de busca e apreensão acusado de ser o autor das mensagens. A ação ocorreu no âmbito da "Operação Valquíria", deflagrada pela Polícia Federal (PF).

A UFRB informou em nota, divulgada pelo G1, que está monitorando a situação junto as autoridades. "Além da UFRB, outras universidades federais também foram alvo dessas mensagens ameaçadoras, e está sendo elaborada uma estratégia conjunta para combater e prevenir manifestações dessa natureza, com foco na segurança da comunidade acadêmica". 

Segundo a PF, os e-mails foram enviados por contas criadas exclusivamente para essa finalidade, acessadas por meio de VPN (rede privada virtual), com o intuito de dificultar a identificação do autor. A partir de investigações e análise de registros de conexão à internet, os agentes identificaram o principal suspeito.

A identidade do homem não foi divulgada, ele possui antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas. Os policiais encontraram com ele  réplicas de armas e objetos com símbolos extremistas.

Leia também:

Homem é investigado por apologia ao nazismo e ameaças a universidades federais

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário