Universidades elaboram estratégia conjunta após receberem ameaças com apologia ao nazismo
Universidade Federal do Recôncavo Baiano e outras três instituições de ensino federais na Bahia receberam emails com ameaças em março deste an

Foto: Divulgação/ PF
A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) afirmou que está atuando em conjunto com outras instituições de ensino para combater ameaças online com apologias ao nazismo. Além da UFRB, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) também receberam mensagens intimidadoras em março deste ano.
Nesta última quinta-feira (4), um homem foi alvo de mandados de busca e apreensão acusado de ser o autor das mensagens. A ação ocorreu no âmbito da "Operação Valquíria", deflagrada pela Polícia Federal (PF).
A UFRB informou em nota, divulgada pelo G1, que está monitorando a situação junto as autoridades. "Além da UFRB, outras universidades federais também foram alvo dessas mensagens ameaçadoras, e está sendo elaborada uma estratégia conjunta para combater e prevenir manifestações dessa natureza, com foco na segurança da comunidade acadêmica".
Segundo a PF, os e-mails foram enviados por contas criadas exclusivamente para essa finalidade, acessadas por meio de VPN (rede privada virtual), com o intuito de dificultar a identificação do autor. A partir de investigações e análise de registros de conexão à internet, os agentes identificaram o principal suspeito.
A identidade do homem não foi divulgada, ele possui antecedentes relacionados a ameaças cibernéticas. Os policiais encontraram com ele réplicas de armas e objetos com símbolos extremistas.
Leia também:
Homem é investigado por apologia ao nazismo e ameaças a universidades federais


