• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Uruguai sedia primeira reunião do comitê para o fim da poluição plástica

Uruguai sedia primeira reunião do comitê para o fim da poluição plástica

Cientistas, ambientalistas e representantes do governo estão reunidos no país para negociar um tratado ambiental da ONU

Por Da Redação
Ás

Uruguai sedia primeira reunião do comitê para o fim da poluição plástica

Foto: Naja Bertolt Jensen/Unsplash

Até o próximo dia 2 de dezembro acontece em Punta del Este, no Uruguai, a primeira sessão do Comitê Intergovernamental de Negociação (INC-1), órgão responsável pelas negociações históricas que tem como objetivo acabar com a poluição global por plásticos.

Cientistas, ambientalistas e representantes do governo estão reunidos no Uruguai para negociar um tratado ambiental da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema. As negociações ainda estão no começo e estima-se que sejam concluídas apenas em 2024. Entretanto, é possível ter um pequeno panorama do que está sendo debatido.

As principais moedas de troca na mesa são eliminar e substituir aditivos plásticos desnecessários e perigosos, projetar produtos plásticos a serem reutilizados e reciclados, garantir que os produtos sejam reutilizados e reciclados, e gerenciar a poluição plástica de forma ambientalmente responsável.

A conferência está acontecendo na cidade uruguaia de Punta del Este e conta com a representação de cerca de 150 países. A reunião durou até sexta-feira (02) e as negociações do tratado contarão com mais quatro conferências organizadas pelo Comitê Intergovernamental de Negociação (INC). O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) será o responsável por convocar a conferência diplomática para serem adotadas as medidas decididas nas conferências do INC.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário