Uso de inteligência artificial pode reduzir em 50% tempo gasto por humanos em tarefas de trabalho
Estudo revela quais profissões serão mais afetadas com a exposição à AI

Foto: Reprodução
Um estudo da empresa de tecnologia OpenAI apontou quais profissões serão mais afetadas pela exposição à inteligência artificial, como, por exemplo, o ChatGPT, desenvolvido pela própria empresa.
Segundo o estudo, a influência desses sistemas inteligentes será de grande impacto, a ponto do uso da tecnologia concluir tarefas na metade do tempo que um humano realizaria. Entre as profissões citadas estão: jornalista, tradutor, contabilista e programador.
Os pesquisadores afirmam que o uso de ferramentas similares ao ChatGPT conseguem reduzir o tempo gasto por humanos em tarefas no trabalho em até 50%. Quanto maior exposição a essas ferramentas, maior a chance de automatização.
De modo geral, ocupações ligadas à programação e escrita são mais suscetíveis a serem automatizadas, segundo o estudo: 100%: contabilista e auditor, matemático, jornalista, assistente administrativo, secretário jurídico; entre 90 e 100%: engenheiro de blockchain (97,1%), secretário de correspondência (95,2%), taquígrafo e legendadores (92,9%) e revisor (90,9%) e abaixo de 90%: pesquisador de mercado (84,4%), intérprete e tradutor (82,4%), especialista em relações-públicas (80,6%) e escritor (82,5%).