Uso indevido de marcas famosas gera prejuízo de R$ 2 bilhões na pandemia, aponta estudo

O Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação também identificou golpes em plataformas na Bolsa de Valores

[Uso indevido de marcas famosas gera prejuízo de R$ 2 bilhões na pandemia, aponta estudo]

FOTO: Getty images

Um estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação aponta fraudes de R$ 2 bilhões na pandemia com a utilização de marcas conhecidas. Segundo Gilberto Luiz do Amaral, head de estudos do Empresômetro do IBPT,“esses golpes se dão com o uso indevido de marcas famosas com a utilização também indevida de nome de pessoas físicas, como também com laudos de avaliação falsos”. 

O Instituto também identificou golpes em plataformas de e-commerce e em IPOs na Bolsa de Valores. 

De acordo com o especialista, os agentes econômicos devem ter mais critérios para fazer a avaliação das operações. “Há um prejuízo muito grande para fornecedores e instituição financeiras já que elas concedem crédito acreditando que aquelas empresas pertencem a um grande grupo econômico. No caso do e-commerce é por meio do uso de empresas inexistentes ou empresas fraudadas para vender produtos e não entregá-los. No caso do mercado acionário, acontece pela utilização de laudos falsos para melhorar a imagem das empresas que vão fazer o lançamento inicial de ações". 


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