Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, afirma Queiroga

Vários estados do país estão em surto do vírus

Por Da Redação
Às

Vacina contra a cepa H3N2 de Influenza chega em março, afirma Queiroga

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta quarta-feira (5), que as vacinas para a nova cepa do vírus influenza, denominada H3N2, deverão chegar ao país em março. “Ainda não temos essas vacinas específicas. Elas só chegam no final do primeiro trimestre. A OMS [Organização Mundial da Saúde] indica a cepa, e a vacina tem que ser produzida”, afirmou em coletiva. 

Vários estados brasileiros estão em surto da nova cepa, o que tem lotado as unidades de saúde. De 1º de novembro de 2021 até 4 de janeiro deste ano, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registrou 1.447 casos de Influenza A, do tipo H3N2, distribuídos em 114 municípios. Deste total, 881 (60,1%) são residentes em Salvador.

Ainda de acordo com Queiroga, a equipe do Ministério da Saúde está acompanhando os casos para avaliar o impacto. O mesmo vale para casos de flurona, nome dado à infecção simultânea pelo novo coronavírus e pela cepa H3N2.

O Laboratório Central de Saúde da Pública da Bahia confirmou na terça-feira (4), oito casos de infecção simultânea dos vírus da Influenza e Covid-19, em três municípios: Salvador, Feira de Santana e Camaçari. São cinco pacientes do sexo masculino e três do sexo feminino, com idades ente 13 e 91 anos. Não há óbitos registrados nas coinfecções.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário