Vacina contra diabetes apresenta resultados iniciais promissores
O levantamento foi feito com 109 pacientes

Foto: Reprodução
Uma vacina contra a diabete tipo 1 ajudou a preservar a produção natural de insulina do corpo, de acordo com o Jornal científico Diabetes Care. "Pessoas com diabetes que produzem uma certa quantidade de insulina naturalmente não desenvolvem hipoglicemia, tão facilmente", explicou o o autor principal, Johnny Ludvigsson, professor do Departamento de Ciências Biomédicas e Clínicas da Universidade de Linköping, na Suécia.
O levantamento foi feito com 109 pacientes. Os pacientes foram divididos em em dois grupos: metade, designada aleatoriamente, recebeu três injeções da vacina – aplicada nos nódulos linfáticos, cada uma com um mês de intervalo –, e a outra metade recebeu um placebo.
Foi analisado quanta insulina natural os participantes produziram no início do estudo e após 15 meses. Também foram verificadas as mudanças nos níveis de açúcar no sangue a longo prazo e a quantidade de insulina suplementar que os pacientes precisavam tomar diariamente.
Como um todo, não houve diferença nos grupos de tratamento e placebo, mas o subconjunto que tinha a variante HLA-DR3-DQ2 não perdeu a produção de insulina tão rapidamente quanto outros participantes.