Vacina de Oxford protegeu macacos de pneumonia causada pela Covid-19, aponta estudo

Seis animais foram vacinados com uma dose

[Vacina de Oxford protegeu macacos de pneumonia causada pela Covid-19, aponta estudo ]

FOTO: Reprodução

A vacina produzida pela Universidade de Oxford para a Covid-19 preveniu a pneumonia causada pela doença em macacos. A pesquisa foi publicada na quinta-feira (30) na revista cientifica "Nature".

Os resultados preliminares dos testes já haviam sido divulgados há cerca de dois meses e meio, mas a publicação na revista significa que eles foram validados por outros cientistas (passaram pela chamada "revisão por pares", ou "peer review", em inglês). "Não foram observadas evidências de pneumonia viral nem doença inflamatória imune" nos macacos vacinados, destacaram os cientistas.

A imunização com a vacina, tanto em dose única como aplicada com reforço, induziu a produção de anticorpos e resposta imune celular em macacos resos. Não foram identificados efeitos colaterais. De acordo com os cientistas, além de ficarem protegidos da pneumonia, os macacos vacinados também tiveram menor carga viral (quantidade de vírus) em amostra retirada dos pulmões e do trato respiratório inferior.

Seis animais foram vacinados com uma dose da vacina, 28 dias antes de serem expostos ao Sars-Cov-2 (o novo coronavírus). Outros seis foram vacinados 56 dias, e, depois, 28 dias antes da exposição ao vírus.

Os cientistas alertaram, entretanto, que a vacina foi capaz de evitar a doença causada pelo novo coronavírus, e não de impedir a transmissão ou a infecção por ele.

"Nosso principal objetivo para uma vacina contra a Sars-CoV-2 é prevenir a doença, e não observamos pneumonia ou antígeno viral nos pulmões de animais vacinados", disseram. "Com base nos dados aqui apresentados, é possível que uma dose única ou dupla da vacina não impeça a infecção nem a transmissão do vírus. No entanto, isso poderia reduzir significativamente a doença [causada por ele]", acrescentaram os cientistas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Governo tem potencial de influência em 78 cadeiras de conselhos de empresas abertas]

Dos 241 assentos em 31 empresas com registro ativo na CVM e participação acionária da União Federal ou de estatais, 32,4% podem ser usados

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!