/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Vacina intranasal cubana contra covid-19 tem obtido bons resultados, diz jornal

Notícias
Coronavírus

Vacina intranasal cubana contra covid-19 tem obtido bons resultados, diz jornal

"Pelo menos 80% dos voluntários atingiram os níveis de resposta imunológica esperados", segundo jornal Granma

Por Da Redação
Vacina intranasal cubana contra covid-19 tem obtido bons resultados, diz jornal
Foto: Pixabay

A candidata a vacina cubana Mambisa, primeira intranasal desenvolvida por Cuba contra covid-19, tem obtido bons resultados nos estudos clínicos, de acordo com a imprensa. O jornal oficial Granma escreveu que "pelo menos 80% dos voluntários atingiram os níveis de resposta imunológica esperados".

Segundo Guillén Nieto, diretor de Pesquisas Biomédicas do estatal Centro de Engenharia Genética e Biotecnologia (CIGB), a Mambisa quadruplicou os anticorpos contra o coronavírus Sars-CoV-2 em mais de 70% dos voluntários no estudo. A intranasal foi aplicada em quase metade dos 1.041 voluntários com dose de reforço.

O antígeno da Mambisa é o mesmo presente na Abdala, primeira vacina contra covid-19 aprovada em Cuba, que já foi aplicada em mais de oito milhões de pessoas. O CIGB espera poder apresentar o relatório final sobre a vacina intranasal até junho e, assim, solicitar a autorização de uso emergencial.

A Mambisa é a quarta vacina contra covid-19 desenvolvida por Cuba, e uma das onze administradas via nasal em todo o mundo. Segundo fabricantes, a sua vantagem está no fato de, por ser intranasal, bloqueia o coronavírus no principal ponto de entrada no corpo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102