Vacinação contra Influenza: Bahia imuniza 2,5% do público-alvo em 10 dias

Ação ajuda no combate à pandemia da Covid-19

[Vacinação contra Influenza: Bahia imuniza 2,5% do público-alvo em 10 dias]

FOTO: Divulgação

Dados divulgados pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia apontam que, dez dias após o início da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a Bahia contabiliza 126.430 imunizados até esta quinta-feira (22). O número corresponde a 2,5% do público-alvo de aproximadamente 5,1 milhões de pessoas. De acordo com a pasta, a meta é vacinar 90% deste total.

Entre os grupos priorizados nesta primeira fase, que vai até 10 de maio, a maior cobertura vacinal é registrada entre crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (8,7%), seguida de gestantes (8,1%), puérperas (8%), trabalhadores de saúde (3,8%) e povos indígenas (2,6%).  A vacinação contra a Influenza ajuda no combate à pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Ainda de acordo com a Sesab, a vacina prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, internações e consequente sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Cuidados

A Sesab informou que é necessário haver um intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas de gripe e Covid-19. Além disso, a orientação é que seja priorizada a data de imunização contra a Covid-19 e, posteriormente, a pessoa busque a vacina da gripe. De acordo com estratégia definida pelo Ministério da Saúde, a vacinação contra influenza acontecerá de forma escalonada:

-Primeira etapa (12/04 a 10/05) – crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde e povos indígenas;
-Segunda etapa (11/05 a 08/06) – idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas;
-Terceira etapa (09/06 a 09/07) – pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
 


Comentários