Vacinação de crianças contra a Covid-19: Ministério da Saúde deve fazer a recomendação nesta quarta-feira (5)
Versão da Pfizer para menores de 5 a 11 anos já foi aprovada pela Anvisa em 16 de dezembro de 2021

Foto: Jack Guez/Getty Images
O Ministério da Saúde deve recomendar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 nesta quarta-feira (5). A estratégia de imunização deste público já foi aprovada Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 16 de dezembro de 2021, mas ainda não foi autorizada pela pasta de Saúde, a qual a agência é subordinada.
Na segunda-feira (3), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, declarou que as doses pediátricas da Pfizer chegarão ao Brasil na segunda quinzena deste mês de janeiro. No entanto, ele não apresentou um cronograma de aplicação.
Os especialistas avaliam que a vacinação das crianças é essencial não só para conter a pandemia, mas para proteger esse público do surgimento de novas variantes.
Consulta pública
Na terça-feira (4), o governo federal divulgou o resultado da consulta pública que fez com especialistas sobre a necessidade de receita médica para a imunização de crianças de 5 a 11 anos. A maioria das pessoas se opôs à necessidade de indicação médica. A Anvisa, que já havia recomendado a vacina, não participou da reunião.
As respostas foram anunciadas pela secretária extraordinária de enfrentamento à Covid-19, a médica Rosana Leite de Melo, durante a audiência pública realizada pela pasta para discutir o tema.
Também na terça (4), entidades e profissionais ligados ao tema foram convidados pelo Ministério da Saúde para uma audiência pública. Sociedades médicas e científicas defenderam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos na audiência pública desta terça.
O governo federal, entretanto, ainda não definiu uma data específica para o início da imunização desse grupo.