/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Varejo de roupas, artigos gerais e restaurantes lideram pedidos de empréstimo na Bahia

Notícias
Economia

Varejo de roupas, artigos gerais e restaurantes lideram pedidos de empréstimo na Bahia

Empresários do estado visam capital de giro e compra de estoque

Varejo de roupas, artigos gerais e restaurantes lideram pedidos de empréstimo na Bahia
Foto: Divulgação

Os setores de varejo de roupas, mercados de artigos gerais e restaurantes na Bahia lideram as solicitações de crédito, motivados principalmente, por capital de giro e compra de estoque para ampliar a presença e competitividade no mercado regional.

Mais de 10 mil empreendedores no estado já fizeram pedido junto à BizCapital, fintech de crédito para pequenos e médios empresários, com mais de 1.700 ofertas feitas pela fintech. Segundo dados da BizCapital, cerca de 30% desses pedidos foram feitos por empreendedores de Salvador. Além disso, a capital baiana tem 50% mais chance de receber oferta que a média brasileira, devido à boa saúde financeira identificada na região.

O índice para recebimento da oferta aumenta no interior baiano, passando de 50% para 80% de mais chance que a média brasileira, também pela boa saúde financeira da região. Ainda no interior, a fintech observa que os negócios de material de construção aparecem como um dos setores que mais pede empréstimo.

A microempresária Mara Pereira, 59, vai à contramão do que dizem as pesquisas. Ela tem uma loja de confecções, que também funciona como armarinho, no bairro de Pau da Lima, em Salvador, e não costuma pedir empréstimos e nem usar o limite do banco.

“Quando não tenho dinheiro para comprar mercadorias, viajo, compro no cartão, vou vendendo e pagando. Nunca fico devendo o cartão, nem o banco, porque os juros do limite, tanto do banco como do cartão, são muito altos”, contou o segredo de como vai tocando o seu negócio. Ela diz ter sempre cautela com as compras para fugir dos juros elevados. “Tenho muito medo. Fico me vigiando. Por isso, que muita gente vai à falência”, alertou a lojista.

Inadimplência - Segundo o Sindicato dos Lojistas do estado da Bahia (Sindilojas), a crise econômica, que se arrasta no país, tem feito com o consumidor fique mais cauteloso para comprar e muitos empresários do varejo na Bahia estão tendo dificuldades para manter os seus estabelecimentos. 

Neste cenário há um risco de inadimplência da parte dos empresários, mas para o sócio-fundador da BizCapital, Francisco Ferreira, essa possibilidade sempre existe. “Faz parte do processo de concessão de crédito. Aqui na BizCapital, temos um modelo de crédito que usa ferramentas avançadas de inteligência artificial para prever o comportamento dos nossos clientes. Em períodos de maior dificuldade, preferimos continuar apoiando os nossos empreendedores, mesmo conscientes desse risco", ressaltou.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102