Variante Delta já está presente em todas unidades federativas, segundo Fiocruz

Segundo o grupo, a variante representa 62,4% das amostras no país em agosto

[Variante Delta já está presente em todas unidades federativas, segundo Fiocruz]

FOTO: Reprodução

A variante Delta do coronavírus já está presente em todos os 26 estado e no Distrito Federal, segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que até a última quinta-feira (9), não havia confirmado a linhagem no Acre e Roraima. De acordo com o grupo, a Delta representa 62,4% das amostras sequenciadas no país durante o mês de agosto. A Gama (P.1), de Manaus e prevalente no país, soma 34,8%.

Segundo a coordenadora do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), em entrevista à CNN Brasil, Marilda Siqueira, é importante que todos saibam que a Delta está em circulação em todos os estados e no DF para que os cidadãos e autoridades tomem providências. 

“Nós trabalhamos com informação em saúde, que serve como base para tomada de decisões e preparação do sistema para lidar com a realidade. Informações que fundamentam escolhas. Hoje podemos ter em alguns lugares amostras direcionadas, ou seja, não sequenciadas de maneira aleatória, com ênfase no sequenciamento da variante Delta. Os protocolos podem variar de acordo com os estados, mas a Delta chegou a todos os lugares”, pondera.

“Temos um cenário epidemiológico que pode ser favorável para que o impacto de entrada da Delta em vários estados seja seguido por um impacto negativo na mortalidade. É o que a gente espera, devido às altas, mas em um momento de alta cobertura vacinal de grupos mais idosos, assim como dos imunossuprimidos e diabéticos. Quase todos estão com a segunda dose ou dose única aplicada”, conclui a pesquisadora.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Geração Z troca Google por buscas no TikTok, diz estudo]

Pesquisa e entretenimento em um só lugar; Consumo em um espaço de tempo menor é mais lucrativo para as empresas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!