Variante Ômicron já pode ter chegado ao Brasil, aponta diretor da Anvisa

Agência recomendou restrições de voos por conta da nova variante

[Variante Ômicron já pode ter chegado ao Brasil, aponta diretor da Anvisa]

FOTO: LMMV/IOC/Fiocruz

Mesmo sem detecção efetiva de nenhum infectado pela nova variante, o diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirma que é possível que a Ômicron já tenha chegado ao Brasil. As informações são da CNN.

“Realmente a possibilidade existe, não temos como dizer que é zero chance de já estar no Brasil, que não é possível. A possibilidade de termos algum caso que não tenha sido identificado existe, é uma possibilidade, mas até o momento não existe.”, disse à CNN.

A agência sanitária recomendou mais cedo, a adoção de medidas restritivas para a entrada de pessoas vindas da África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

“Nossas equipes de portos, aeroportos e fronteiras estavam acompanhando a evolução das notícias, na manhã de hoje oficializamos à Casa Civil com nota técnica orientando sobre a restrição – por enquanto temporária – de voos desses países do Sul da África ou  passageiros que fizeram escalas nesses voos. Esperamos que essa medida seja acatada ainda hoje pelos ministérios da Casa Civil, da Justiça, da Saúde e Infraestrutura, que são os ministérios que assinam as portarias de fronteiras”, afirmou Barra Torres. 

Além disso, o diretor ressalta que a medida já foi adotada por outros países e deve ser ainda mais aplicada.

“Países como Itália, Alemanha e Japão adotaram a mesma medida, principalmente nesse momento inicial quando temos mais incertezas do que certezas. O que temos é que no local onde foi descoberta essa variante houve um aumento exponencial de casos”, disse.


Comentários