Variante Ômicron pode afetar a ocupação dos leitos na Bahia

A avaliação é da diretora de vigilância epidemiológica

[Variante Ômicron pode afetar a ocupação dos leitos na Bahia]

FOTO: Reprodução / Governo da Bahia

A diretora de vigilância epidemiológica da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Márcia São Pedro, avaliou nesta quinta-feira (20), que apesar de ser considerada menos letal, a variante Ômicron da Covid-19 tem capacidade de transmissão maior e pode afetar a ocupação de leitos na Bahia. Ela analisou a predominância da variante nos testes sequenciados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

"A variante ômicron tem capacidade de transmissão maior e a severidade dos quadros infecciosos mais leves. Isso preocupa porque sabemos que a severidade do quadro vai estar relacionada não só com a capacidade de replicação desse vírus, mas também com a imunidade do paciente", disse à TV Bahia.

"É uma variante com capacidade de transmissão muito grande, um risco global, porque vai se espalhar e atingir um número maior de pessoas. Com isso, mais pessoas vão adoecer", avaliou.

A diretora também chamou atenção para o fato de que a vacina é o principal fator que pode ajudar a conter as contaminações e o agravamento de casos registrados.

"Do ponto de vista epidemiológico, o número de casos ativos tem aumentado e o número de casos novos também. Temos o número grande de pessoas que não estão sendo vacinadas. O negacionismo contra a vacina tem impedido da gente fazer um bloqueio da transmissão desse vírus", ponderou.

A Bahia tem mais de 1,8 milhão de pessoas que ainda não tomaram a segunda dose da vacina. Para a diretora de Vigilância Epidemiológica, esse é um dos principais problemas enfrentados pelo estado na pandemia.

"O que a gente espera não são dias muito bons. Estamos realmente muito preocupados com essa condução e com esse aumento no estado da Bahia".

Márcia São Pedro destaca ainda o risco das pessoas com baixa imunidade e comorbidades, principalmente aquelas acima dos 60 anos e que podem evoluir para quadros graves da doença.

"Nós não podemos aceitar óbitos por causas que são evitáveis com a Covid".
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[BC promoveu redução de inflação com custo social 'bastante baixo', defende Campos Neto]

Campos Neto lembrou ainda que a meta é determinada pelo governo, não pelo banco, em reunião do CMN

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!