Varíola dos Macacos pode ser encontrada no sêmen, diz pesquisa
O levantamento, realizado por pesquisadores do Instituto Lazzaro Spallanzani, na Itália, deve passar por outras análises

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Lazzaro Spallanzani, na Itália, revelou que o vírus da varíola dos macacos (monkeypox) pode ser encontrado no sêmen após 19 dias do início dos sintomas.
Como mostra o levantamento, a descoberta foi feita em um paciente que vive com o HIV e, potencialmente, pode alterar a forma como se entende a transmissão da doença. Como afirmaram os pesquisadores, mais estudos serão necessários para comprovar a hipótese com outros pacientes.
Publicado na revista científica Lancet Infectious Diseases, o exame destaca que o vírus da varíola dos macacos seria capaz de se replicar em laboratório. Sendo assim, a doença poderia ser transmitida pela via sexual.
Anteriormente, "a detecção de DNA viral em amostras de sêmen foi relatada em três casos na Itália e, posteriormente, em dois pacientes com varíola dos macacos na Alemanha", explicam os autores.