Veja seis coisas que não eram possivéis de fazer com um celular de dez anos atrás

Realizar transferências, por exemplo, não era possível

[Veja seis coisas que não eram possivéis de fazer com um celular de dez anos atrás]

FOTO: Reprodução

Atividades como consultar o tempo, realizar transferências e pagamentos nos bancos, além de pedir comida ou um táxi por aplicativo, eram tarefas quase inexistentes há dez anos. Com as atualizações de celulares Android e iPhone (iOS), ações como essas poderam ser facilmente concluídas com alguns poucos toques, utilizando serviços de assistentes virtuais, aplicativos de bancos e plataformas de delivery. 

Confira seis coisas que são possíveis de serem feitas com o celular através da tecnologia:

1. Fazer operações em bancos sem sair de casa

No início da década de 1990, a forma mais comum de realizar transferências bancárias e pagamentos eram "na boca de caixa", com o auxílio de funcionários do banco. Com o passar dos anos, os caixas eletrônicos foram sendo aprimorados e passaram a realizar operações mais complexas, ao tempo em que as soluções de Internet Banking e Mobile Banking foram sendo desenvolvidas.

Só a partir de 2012 que as operações bancárias tiveram início nos dispositivos mobile compatível a época. De lá para cá, o uso deste tipo de serviço vem crescendo consideravelmente. Com a chegada do Pix, novo método de pagamentos do Banco Central, as transações realizadas via Internet e Mobile Banking ficaram ainda mais práticas, pois agora é possível concluir operações em poucos segundos por 24h por dia nos sete dias da semana e sem taxas.

2. Fazer stories para se comunicar com amigos

Os stories são uma forma de mídia muito utilizada hoje em dia, principalmente em redes sociais como o Instagram, WhatsApp e Snapchat. As mensagens, fotos e vídeos efêmeros que desaparecem após 24 horas, apesar de estarem presentes em uma grande quantidade de aplicativos hoje, foram disponibilizadas inicialmente pelo Snapchat, em 2011.

3. Conversar por chamadas de vídeo

As chamadas de vídeo se popularizaram ainda mais neste ano, principalmente por conta do período de isolamento adotado como forma de prevenção à Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus. 

Atualmente, existem diversos aplicativos de videoconferência disponíveis para Android e iPhone. Dentre eles, podemos destacar o Skype, que também foi um pioneiro nas chamadas de voz e vídeo, além de plataformas mais recentes, como o Google Meet, Google Duo, Microsoft Teams, HouseParty e Imo.

4. Fazer transmissões ao vivo em redes sociais

Com o período de isolamento, as lives também se tornaram bastante popular entre os brasileiros. Com as apresentações artísticas suspensas para não causar aglomerações, a interação de artistas com o público precisou ser realizada à distância, e as plataformas que ofereciam o recurso das lives foram as escolhidas da vez. Dentre elas, Instagram e YouTube são as que mais de destacam.

5. Chamar carro e pedir comida

Aplicativos de mobilidade como a Uber revolucionaram a forma de solicitar viagens, já que os pedidos de carros passaram a ser feitos diretamente pelo celular e em poucos toques. Além da Uber, outros aplicativos de mobilidade urbana também estão disponíveis no país e, dentre eles, podemos destacar a 99 — principal rival da Uber no Brasil —, Cabify, inDriver, Garupa e Sity, além de apps de viagens voltados exclusivamente para o público feminino, como o FemiTaxi, Lady Driver, Venuxx e Femini Driver, por exemplo.

O pedidos de comida por delivery também cresceram consideravelmente com os anos. No Brasil, o pontapé inicial veio do iFood, que lançou o app para celulares em 2012. Além dele, também estão disponíveis o Rappi, James, Wabi e Apptite no Android e iPhone

6. Conversar com assistentes de voz no celular

Na última década, houve o lançamento da Siri em 2011, do Google Now em 2012, a Cortana em 2013 e a Google Assistente em 2016. A Apple foi a primeira a introduzir a tecnologia inteligente, com o lançamento do iPhone 4S. 

Em 2012, o Google lançou o Google Now, que também respondia ao ouvir o comando "Ok, Google". Atualmente, a assistente virtual da companhia é a Google Assistente, que é capaz de interagir com usuários através do mesmo comando e possui ações mais aprimoradas. 


Comentários