/

Home

/

Notícias

/

Autos

/

Venda de veiculos caiu 26% em janeiro, diz Anfavea

Notícias
Autos

Venda de veiculos caiu 26% em janeiro, diz Anfavea

Mercado teme queda maior por crise financeira e alta dos juros

Por Marcos Camargo Jr.
Venda de veiculos caiu 26% em janeiro, diz Anfavea
Foto:

Em ano de eleições, alta dos juros, inflação e queda no consumo já se refletem no mercado de veículos no país segundo a Anfavea, associação dos fabricantes de veículos.

A Anfavea divulgou hoje os dados de produção e venda no mercado brasileiro no primeiro mês do ano.
 

Em uma coletiva online a entidade se mostrou preocupada com a redução da demanda, a alta dos juros e o momento da economia às vésperas das eleições marcadas para outubro deste ano. No total 126,5 mil veículos foram emplacados no primeiro mês do ano. A queda em relação a dezembro foi de 38,9% e em relação a janeiro de 2021 a redução foi de 26,1%. 

Segundo a Anfavea, o resultado negativo se deve em parte a uma nova fase do Proconve, programação de redução de emissão de poluentes que entra em sua sétima fase. Com regras mais rígidas, alguns modelos saíram de linha e outos tiveram a calibração do motor alterada. Para os executivos da Anfavea, as montadoras aceleraram a produção em dezembro justamente pela vigência do PL7. 

As exportações de veículos subiram 6,6% em relação a janeiro de 2021 mas ao comparar com dezembro a redução chegou a 33,5% no volume destinado a outos países. No total, as fábricas brasileiras exportaram 27,6 mil unidades, sobretudo para o mercado argentino. 

cenário econômico 

Apesar do chamado "ajuste sazonal", que considera uma natural redução da demanda por veículos em função da economia no começo do ano, Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea, se mostrou preocupado com alguns fatores. "A alta dos juros pode ajudar a reduzir a demanda por veículos no país e os nossos juros são os mais altos do mundo o que sem dúvida é um fator de preoupação", disse o executivo.

Durante o evento virtual, Luiz Carlos Moraes disse que o Salão do Automóvel, confirmado para este ano no Autódromo de Interlagos, será um momento importante para a retomada da economia mas que o mercado como um todo deve "virar a chave" para um novo modelo. "Será um outro formato pois o Salão do Automóvel acabou e agora teremos o São Paulo Motor Experience" com cerca de 1.000 test drives durante o evento. 

A novidade será realizada no autódromo paulista entre os dias 06 e 14 de agosto enquanto a Fenatran, destinada ao mercado de transportes será realizado em novembro mas com foco no mercado corporativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102