Venda de veículos novos sobe 27% em maio, diz Anfavea
É a primeira vez desde julho passado que o número deste ano se aproxima do registrado em igual mês de 2021

Foto: Mauro Schaefer / CP
Com vendas de 187 mil unidades, incluindo caminhões e ônibus, o mercado brasileiro de veículos novos mostra crescimento de 27% em maio, em relação a abril, e praticamente empatou com o de maio do ano passado. Os dados foram divulgados na última quarta-feira (1º) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Foi o quarto mês seguido de alta nos negócios e o melhor resultado do ano. Também é a primeira vez desde julho passado que o número deste ano se aproxima do registrado em igual mês de 2021. No acumulado dos cinco meses, contudo, as vendas somaram 740 mil veículos, número 17% inferior em relação ao mesmo período do ano passado.
Embora tenha diminuído, o setor segue com dificuldades no abastecimento de semicondutores e novas fábricas devem suspender a produção. O presidente da entidade, Márcio de Lima Leite, disse no mês passado acreditar que o ritmo de crescimento das vendas internas será mantido, apesar da falta de alguns produtos, dos reajustes de preços feitos pelas montadoras, dos juros altos, da dificuldade de crédito e da queda do poder de compra dos trabalhadores.