Vendas do comércio registram desaceleração em outubro, aponta IBGE

Alta foi de apenas 0,1% em outubro

Por Da Redação
Ás

Vendas do comércio registram desaceleração em outubro, aponta IBGE

Foto: Reprodução

Um balanço divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11) aponta um crescimento nas vendas do comércio varejista de 0,1% em outubro, na comparação com o mês anterior. Tal fator representa uma desaceleração frente a alta de 0,8% registrada em setembro. Trata-se do resultado mais fraco desde maio, quando o avanço também foi de 0,1%.

"O índice de média móvel trimestral, após acréscimo de 0,6% no trimestre encerrado em setembro, mostrou perda de ritmo no trimestre encerrado em outubro (0,4%)", segundo o IBGE. Em comparação ao acumulado no ano, o avanço chega a 1,6%. Já nos 12 meses, a alta passou de 1,6% em setembro para 1,8% em setembro, mantendo o ritmo de recuperação gradativa do setor.

Apesar da perda de ritmo, foi o 6º mês seguido de crescimento do varejo.

Perspectivas 

Como o ritmo de recuperação da economia mostrou sinais de aceleração nesta reta final do ano. A exemplo da produção industrial brasileira que cresceu 0,8% em outubro, na terceira alta mensal seguida. 

No acumulado no ano, entretanto, o setor industrial ainda acumula queda de 1,1%.

Entre os fatores que têm contribuído para um maior consumo interno, os analistas citam a queda da taxa básica de juros (Selic), a inflação sob controle, a expansão do crédito, os saques do FGTS e a recuperação do mercado de trabalho, ainda que em ritmo lento e puxada pela informalidade, o que tem feito aumentar a massa salarial e o número de brasileiros ocupados e com alguma renda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário