Vendas do varejo baiano crescem 1,2% de abril para maio
Segmentos de livros e materiais para escritório continuam em baixa, aponta Pesquisa Mensal do Comércio (PMC)

Foto: A venda de combustíveis puxou o desempenho positivo do varejo baiano / Valter Campanato - Agência Brasil
As vendas do varejo baiano cresceram 1,2% de abril para maio. Os números da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quinta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que os indicadores de vendas também aumentaram 5,2% quando comparados ao mês de maio de 2018.
Nos dois casos, foram os segundos resultados positivos consecutivos, superiores aos do país como um todo (-0,1%, de abril para maio, e 1,0% ,em relação a maio de 2018) e os melhores para um mês de maio, no estado, desde 2014, quando o crescimento nas vendas foi de 5,7%.
De abril para maio, as maiores altas nas vendas no país como um todo foram registradas no Amapá (8,1%) e em Santa Catarina (2,4%). As maiores quedas foram no Rio de Janeiro (-1,4%) e em Minas Gerais (-1,5%). Já na comparação com maio de 2018 os destaques positivos foram Amapá (21,0%) e Santa Catarina (12,3%). E os maiores recuos ocorreram no Piauí (-6,5%) e na Paraíba (-7,1%).
Aumentos e recuos
Esse bom desempenho do varejo baiano, na comparação com o mesmo mês de 2018, foi resultado do aumento nas vendas de 6 das 8 atividades pesquisadas no estado, puxadas, principalmente, pelos combustíveis (15,7%) e pelos supermercados e hipermercados (2,7%).
Já os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria (-50,1%) e equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-19,9%), continuaram a apresentar recuos e vêm em quedas seguidas desde o ano de 2018.
No varejo ampliado, a variação foi negativa (-0,1%) na comparação com abril, mas houve crescimento (4,6%) em relação ao mês de maio de 2018, com altas nas vendas de veículos (4,4%) e materiais de construção (1,0%).