Vendas do varejo baiano recuam de novembro para dezembro e fecham 2022 em queda, aponta IBGE
Resultado foi o terceiro negativo seguido

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Em dezembro de 2022, as vendas do varejo na Bahia recuaram (-1,0%) em relação ao mês anterior, na série livre de influências sazonais (que desconsidera, por exemplo, os efeitos de eventos recorrentes como a Black Friday e o Natal), segundo dados divulgados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (09). Esse resultado foi o terceiro negativo seguido nessa comparação com o mês imediatamente anterior.
O levantamento aponta também que no Brasil, de novembro para dezembro, o varejo também retraiu (-2,6%), com quedas disseminadas por 19 das 27 unidades da Federação. A Bahia teve o 15º resultado entre os estados.
Com o resultado de dezembro, o comércio varejista baiano encerrou o ano de 2022 com um volume de vendas 9,2% abaixo do patamar anotado em fevereiro de 2020, antes da pandemia de Covid-19.
No comparativo mesmo mês de 2021, em dezembro de 2022, as vendas na Bahia tiveram crescimento de 1,3%, mostrando um segundo resultado positivo, depois de sete quedas seguidas nesse confronto com o mesmo mês do ano anterior.
Com a predominância de resultados negativos ao longo do ano passado (no confronto com 2021, foram registradas quedas das vendas em 9 dos 12 meses), o varejo da Bahia fechou 2022 com um recuo acumulado de 3,4%.