Vendas para o Dia dos Pais vão se manter no mesmo patamar em relação ao ano passado, diz Fecomércio-BA

Setor de Farmácias, Perfumes e Cosméticos é o único que tende a crescer

[Vendas para o Dia dos Pais vão se manter no mesmo patamar em relação ao ano passado, diz Fecomércio-BA]

FOTO: Reprodução

As vendas no comércio baiano para o mês de agosto, nos setores mais ligados ao Dia dos Pais, devem ser mantidas no mesmo patamar em comparação a igual período do ano passado. As projeções são da Fecomércio-BA, baseadas na Pesquisa Mensal do Comércio, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor de Farmácias, Perfumes e Cosméticos é o único que tende a registrar crescimento nas vendas, de 7%, em relação ao mesmo período do ano passado, dentre os quatro setores  mais relacionados aos produtos que as mães e filhos tendem a comprar para os pais .

As lojas de Departamento devem recuar 3% na comparação anual e a queda prevista para as lojas de Eletrodomésticos, Eletrônico e as lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados é de 1%. De acordo com a Fecomércio-BA,  nas listas de intenção de compra desta data sempre aparece em primeiro lugar produtos ligados ao setor de vestuário, já que os valores de camisas, meias, pijamas, sapatos e tênis são mais acessíveis e os consumidores  não necessitam contratar crédito.

Os eletrônicos como tablets e celulares vêm em segundo lugar. No entanto, por serem produtos mais caros, em média o consumidor compromete sua renda num prazo mais longo, como em 12 parcelas no cartão ou no carnê. Em seguida vem a procura por algum artigo esportivo, perfume, dentre outros .

Para o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze, o Dia dos Pais é relevante para poucos segmentos do varejo, diferentemente de Natal e Dia das Mães que envolvem a maioria das atividades do comércio. "E mesmo os setores mais envolvidos devem encontrar meios de inovar para atrair os clientes”, diz. 

O especialista atribui isso ao ritmo ainda lento da atividade econômica com muitas pessoas desempregadas e também endividadas, o que limita a capacidade de consumo e de contrair crédito. A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, da Fecomercio-BA, mostra que, só na cidade de Salvador, são 48% das famílias com algum tipo de dívida.

Empregos

Dietze ainda explica que embora o número de trabalhadores com carteira assinada na Bahia tenha aumentado no primeiro semestre, com saldo positivo de quase 30 mil novos postos de trabalho, no comércio varejista, em específico, o saldo é negativo em 2,8 mil.

Para o consultor, a injeção dos recursos do FGTS não deve gerar um efeito imediato, o que não colaborará para as vendas de agosto. No entanto, será um grande propulsor de consumo no final do ano, principalmente para a Black Friday e o Natal.


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