Vereador Marcelo Maia envia denúncia contra Rui Costa ao Ministério Público

Ação aponta supostas irregularidades do governador no Parque Solar Boa Vista

[Vereador Marcelo Maia envia denúncia contra Rui Costa ao Ministério Público]

FOTO: Divulgação

O vereador Marcelo Maia (PMN) entrou denúncia no Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), nesta quinta-feira (26), pedindo que fosse aberta uma apuração sobre supostas irregularidades decorrentes da omissão e falta de responsabilidade do governador Rui Costa sobre o Parque Solar Boa Vista, localizado na região do Engenho Velho de Brotas.

Segundo Marcelo, é "inadmissível" o estado em que o Parque Solar Boa Vista se encontra atualmente. O vereador aponta que o local estaria abandonado em razão de descaso do atual governo da Bahia.

“Um estado de pleno abandono. As áreas internas e externas do parque estão totalmente destruídas. Não há limpeza regular no local, nenhum tipo de manutenção. Isso é um verdadeiro atentado contra um patrimônio histórico nacional tão importante para a Bahia e também contra a saúde pública que segue ameaçada pelos sérios e graves riscos resultantes da inaceitável e precária situação do imóvel. Como vereador eu já protocolei um projeto de lei, bem como diversos ofícios pedindo e alertando ao governador sobre a necessidade e urgência da manutenção e reparação do Solar, também já levei o tema para o plenário da Câmara por diversas vezes, mas, ainda assim, o senhor Rui Costa segue fechando os olhos e ignorando este fato”, afirmou.

Na ação, Marcelo questiona também sobre o índice de evasão escolar na rede estadual e quais medidas estariam sendo tomada para combater.

“Esta situação de descaso é inteiramente de responsabilidade do governo do estado. Os danos irreversíveis aumentam a cada dia no local, além dos prejuízos gerados diretamente à população que habita nos arredores da região. Mais um ponto que reafirma a incompetência do governador Rui Costa e o seu descaso com o povo baiano. Afinal, o que podemos esperar de alguém que sequer toma providência para solucionar o problema das centenas de mortes de pacientes que aguardam na fila de espera da regulação ou que não se posiciona em relação ao aumento da criminalidade no nosso estado e que até mesmo não se preocupa com os altos índices de evasão escolar na rede estadual de ensino?”, questionou o vereador.  

Apontando ausência de providências para a manutenção e da impossibilidade de solução pela via administrativa, o vereador diz que considera necessária a imediata intervenção do Ministério Público no caso para a adoção de medidas urgentes e indispensáveis à restauração do Parque Solar Boa Vista.

A expectativa é que seja instaurado um inquérito para as devidas apurações de supostas infrações que teriam sido cometidas pelo governo do estado.

Solar Boa Vista

O Parque Solar Boa Vista é gerido pelo Governo do Estado da Bahia, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan. O imóvel já foi sede da prefeitura de Salvador e, após passar por um incêndio em 2013 no casarão principal que, na época, abrigava a Secretaria Municipal da Educação, encontra-se, segundo o vereador, "abandonado". O imóvel também já foi habitado pelo poeta Castro Alves e a família dele.


Comentários