Verizon venderá empresas Yahoo e AOL para Apollo por US $ 5 bilhões
Empresa tem encontrado dificuldades para expandir os negócios

Foto: Getty Images
A operadora americana Verizon informou nesta segunda-feira (3), que vai vender por US$ 5 bilhões a unidade de mídia para o grupo de gestão de investimentos Apollo Global Management. No comando de grandes empresas de mídia como, por exemplo, Yahoo! e AOL, a Verizon tem encontrado dificuldades para expandir os negócios. A Verizon afirmou ainda que já estava sofrendo com uma baixa de US$ 4,6 bilhões em 2018.
Empresas maiores como Facebook e Google varreram o mercado de publicidade digital e colocaram as companhias menores em desvantagem. Na venda, a Verizon receberá US$ 4,25 bilhões em dinheiro e participações preferenciais de US$ 750 milhões. A empresa vai manter uma participação de 10% na Verizon Media. Com fechamento previsto para o segundo semestre de 2021, o negócio se chamará apenas Yahoo quando for concluído.
O portfólio da Verizon Media inclui marcas online como TechCrunch, Makers, Ryot e Flurry, de acordo com seu site. A divisão de mídia registrou receita de US$ 1,9 bilhão no primeiro trimestre de 2021. Em 2017, a Verizon comprou as propriedades do Yahoo! na internet por cerca de US$ 4,48 bilhões, apostando que seus mais de 1 bilhão de usuários seriam um público fértil para anúncios online. A empresa também adquiriu o serviço de e-mail AOL por US$ 4,4 bilhões em 2015.
O Yahoo!, fundado em 1994, foi uma das principais marcas da internet na virada entre os anos 1990 e 2000 e ficou marcada por uma série de decisões de negócio erráticas. Ainda no final dos anos 1990, a empresa teve a oportunidade de comprar por US$ 1 milhão a ferramenta que posteriormente daria origem ao motor de buscas do Google.