Vice-presidente afirma que alta do arroz é consequência do Auxílio Emergencial
"Daqui a pouco volta tudo ao normal", diz Mourão

Foto: Agência Brasil
De acordo com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), a alta de alimentos da cesta básica, como o arroz, é provocada pelo dinheiro que o governo federal injetou na economia com programas sociais para auxiliar famílias brasileiras durante a pandemia causada pela Covid-19, doença do novo coronavírus, como o Auxílio Emergencial de R$ 600. Mourão disse ainda nesta quarta-feira (9), durante um evento em Brasília, que a elevação dos preços ao consumidor "é uma questão da lei da oferta e da procura".
"Uma porção de gente comprando porque o dinheiro que o governo injetou na economia foi muito acima do que as pessoas estavam acostumadas, tanto que está havendo grande compra de alimentos e de material de construção. As pessoas estão se alimentando melhor e melhorando suas casas, essas são duas áreas onde está havendo bastante gasto", afirmou o vice-presidente.
Ainda de acordo com Mourão, as exportações, que aumentaram nos últimos meses por causa do aumento do dólar, também tornam a venda para outros países mais interessante do que o mercado interno para alguns produtores. "Também estamos vendendo bastante para o mercado externo. A safra de arroz nos últimos anos, a área plantada diminuiu porque os arrozeiros tiveram muito prejuízo, o cara muda de ramo, agora eles estão replantando", disse. Para o vice-presidente, o preço deve normalizar em breve. "É um momento sazonal, daqui a pouco volta tudo ao normal", afirmou.