Vídeo: Adolescente salva criança em canal alagado em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia
Resgate aconteceu no bairro Santa Cruz após forte chuva elevar rapidamente o nível da água; municípios da região seguem sob alerta da Defesa Civil.

Foto: Reprodução / Redes Sociais
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma criança presa em um canal de drenagem no bairro Santa Cruz após a elevação repentina do nível da água, provocada pelas fortes chuvas registradas em Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.
Segundo familiares, Valentina Mendes tentava atravessar o canal com dois amigos de 13 e 16 anos, quando foram surpreendidos pelo aumento repentino no nível da água. Os dois amigos conseguiram deixar o local e foram pedir ajuda.
A criança foi resgatada pela vizinha, Laíne Paranaguá, de 16 anos, que viu a situação e resolveu ajudar. Laíne amarrou uma mangueira na cintura e atravessou o canal. Ela colocou Valentina nos ombros e com o apoio de moradores, que ajudaram a puxar a corda, ambas foram retiradas do local em segurança. Apesar do susto, a criança não sofreu ferimentos graves.

Foto: Gabriel Pires / TV Oeste
"Fiquei com muito medo. Não consegui nem sair do lugar, porque não sei nadar e a correnteza estava muito forte. Via o desespero da minha filha, gritando e chorando, mas eu não conseguia sair do lugar", contou Elaine, mãe de Valentina.
Chuvas no oeste do estado
Municípios do oeste da Bahia seguem sob alerta em razão do volume de chuvas registrado nos últimos dias. A Defesa Civil emitiu avisos para o risco de alagamentos, enxurradas e elevação rápida do nível de rios e canais, especialmente em áreas urbanas e regiões com sistemas de drenagem.
Segundo a Defesa Civil de Luís Eduardo Magalhães, choveu 114 milímetros na cidade, somente na segunda-feira. Não houveram registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas.
A orientação à população é evitar áreas alagadas, redobrar a atenção durante períodos de chuva intensa e acionar os órgãos de emergência em situações de risco.
VEJA:


