Vídeo: após um ano, sul e extremo sul da Bahia revivem tensão causada por chuvas

Regiões registram deslizamentos de terra, alagamentos e aumento do nível do Rio Jucuruçu

[Vídeo: após um ano, sul e extremo sul da Bahia revivem tensão causada por chuvas]

FOTO: Reprodução

Os temporais registrados nas cidades do sul e extremo sul da Bahia, entre o sábado (24), domingo (25) e esta segunda-feira (26), acendem o alerta para deslizamentos de terra, alagamentos e aumento do nível do Rio Jucuruçu.

Em Itabuna, o domingo foi marcado pela quantidade de chuva, que chegou a 32 mm. Apesar disso, a Defesa Civil da cidade destacou que o nível do Rio Cachoeira está abaixando. Para esta segunda, o tempo deve ficar nublado com possibilidade de chuva isolada.

No município de Ilhéus, foi verificado um acumulo de 46 mm de chuvas das 3h às 11h de domingo. Diversas ruas ficaram alagadas e casas foram tomadas pela chuva. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é esperada pancadas de chuva para hoje.

Dário Meira, uma das cidades que estão com decreto de situação de emergência, contabilizou 150 mm de chuva da última quinta-feira (22) ao domingo. O alerta é emitido para a possibilidade de corte de energia e descargas elétrica, além de queda de galhos de árvores e alagamentos.

Até a manhã desta terça-feira (27) pode chover mais 50 mm e os ventos ficam entre 40 e 60 km/h. De acordo com a prefeitura, famílias ribeirinhas ficaram desabrigadas após o Rio Gongogi subir cerca de dois metros e transbordar no riacho que corta centro de Dário Meira.

Em Itamaraju, além da chuva isolada, a preocupação é sobre o Rio Jucuruçu – que corta a região – está subindo rapidamente. A cabeceira do rio é abastecida pelos temporais que caem outras cidades.

Em dezembro de 2021, mais de 130 municípios decretaram Situação de Emergência por causa do mau tempo no estado. Ao todo, foram mais de 20 mortos, 91 mil desabrigados e 629 mil pessoas foram afetadas. 

Confira mais no vídeo abaixo:


Comentários