Vídeo: Bolsonaro diz que TSE 'arrebentou a corda' ao bloquear repasses à canais
O presidente também cobrou imparcialidade ao STF

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Em entrevista ao Canal Rural, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 'arrebentou a corda' ao determinar o bloqueio de repasses de dinheiro por empresas à canais investigados por disseminação de fake news. O chefe do Executivo também cobrou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que haja imparcialidade na hora de julgar as ações que ele apresentar. "[o TSE] extrapolou, no meu entender, os limites. Não está arrebentando, arrebentou a corda", disse Bolsonaro.
A decisão, tomada pelo corregedor-geral Luis Felipe Salomão, no dia 16 de julho, atinge páginas de apoio à Bolsonaro que são suspeitas de propagar inverdades sobre o sistema eleitoral brasileiro.
"São pessoas que simplesmente defendem, por exemplo, o voto impresso. Ele [Salomão] acha que o voto eletrônico, como é, ele é confiável, então manda desmonetizar", disse.
O presidente também afirmou que o STF dará "péssimo sinal" caso não julgue as ações dele com imparcialidade.
"Espero que o outro lado julgue essas medidas minhas com imparcialidade. Porque se for simplesmente não julgar, como já aconteceu em dois momentos ações minhas no Supremo Tribunal Federal, ou dizer apenas que não vale o que eu escrevi, tudo que nós escrevemos com a AGU está fundamentado na nossa Constituição, eles estão dando um péssimo sinal para todo o povo brasileiro em especial para mim.", disse, além de afirmar que alguns ministros do Supremo têm "exagerado" nas ações.
"Têm exagerado, têm se exacerbado, e prejudicam o andamento da nação (...) Você não pode, um ministro abrir o inquérito, ele investiga, ele julga e ele pune.", afirmou. Completando que a ação para impedir tribunal de abrir inquéritos por iniciativa própria será a oportunidade de descobrir como cada ministro do STF enxerga "a forma como o senhor Alexandre de Moraes está conduzindo esse processo chamado fake news", completou.