Vídeo: Candidatos a vereador denunciam apuração de votos do TRE no Tocantins
Em nota, o TRE-TO informou que o processo eleitoral é "totalmente transparente"

Foto: Reprodução
Um grupo de candidatos a vereador em Palmas, no Tocantins, denunciou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por falta de credibilidade no processo de apuração dos votos nas eleições que ocorreram no último domingo (15), o qual elegia prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nas capitais do país.
De acordo com uma das candidatas ao cargo, Rose Ribeiro (Republicanos), que junto aos demais candidatos realizou a denuncia na Polícia Federal, o TRE modificou a quantidade de votos que ela tinha adquirido até por volta das 17h40, com mais de mil, mas ao final das apurações, ficou com apenas 58 votos.
"Nós queremos saber o que aconteceu. Nós queremos saber aonde está esses votos. O meu caso é um caso onde eu consegui ter tirado um print quando eu vi 1.101 votos, mas tantos outros que olharam e viram que estava um quantidade X de votos e quando terminou a eleição estava com menos", pontuou Rose.
Uma outra candidata, que não foi identificada, explicou como foi o processo e o exato momento em que começou a perder os votos anteriormente conquistados. "Iniciou a computação dos votos, depois entrou em pane, em um espaço muito grande e quando retornou, já retornou com a publicação do resultado. Essa eleição precisa ser anulada. Estamos aqui na frente da Polícia Federal para denunciar um crime que é federal", disse.
O Farol da Bahia entrou em contato com o TRE-TO solicitando um posicionamento sobre as acusações e, por meio da assessoria de comunicação, o órgão esclareceu que o processo eleitoral é "totalmente transparente e não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas".
Ainda segundo a nota enviada, o TRE-TO explicou como o candidato ou eleitor pode fazer para conferir a procedência do processo. "Basta comparar a soma dos resultados dos boletins de urna, impressos na frente dos fiscais de partidos, ainda na seção eleitoral, com os dados disponibilizados pelo sistema da Justiça Eleitoral."
Confira na íntegra a nota de esclarecimento
"O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins esclarece que o processo eleitoral é totalmente transparente e que não há como alterar os dados inseridos nas urnas eletrônicas pelos eleitores. Para conferir a lisura do processo, basta comparar a soma dos resultados dos boletins de urna, impressos na frente dos fiscais de partidos, ainda na seção eleitoral, com os dados disponibilizados pelo sistema da Justiça Eleitoral.
Como funciona:
Ao final da votação, todas as seções eleitorais imprimem um Boletim de Urna (BU). Este relatório contém os votos inseridos em cada urna eletrônica e é um documento público. Uma cópia dele é afixada na seção e outra é entregue aos fiscais de partido que solicitarem.
Depois da eleição, a Justiça Eleitoral publica todos os boletins na internet para que qualquer um possa conferir o seu conteúdo.
Caso o candidato tenha alguma dúvida sobre o boletim publicado na internet, basta consultar o boletim impresso que o fiscal do seu partido recebeu em todas as seções eleitorais, eliminando qualquer dúvida quanto a lisura dos resultados."
Veja o vídeo: