Vídeo: Cezar Leite defende tornozeleira para Rui Costa por caso dos respiradores: 'segurança do país'
Declaração acontece no dia em que Moraes determinou o uso do instrumento para Marcos do Val

Foto: Farol da Bahia
O vereador Cezar Leite (PL-BA) defendeu, nesta segunda-feira (4), que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, passe a usar tornozeleira eletrônica devido ao caso da compra de respiradores pulmonares pelo Consórcio Nordeste em 2020, no início da pandemia de covid-19. A declaração acontece no dia em que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou o uso do instrumento para o senador Marcos do Val (Podemos-ES).
"Se todo mundo tem que ter tornozeleira eletrônica, eu quero tornozeleira eletrônica para o Rui Costa, pelos R$ 46 milhões de respiradores, mais de R$ 1 milhão para lobistas, que vai pro STJ. Para a segurança do país, já que o cara da Casa Civil do Lula, já que ele tem um poder tão importante, quero que ele seja monitorado", disse o vereador.
Cezar Leite faz referência ao inquérito dos respiradores, que tramitou no Supremo Tribunal de Justiça quando Rui Costa era governador da Bahia, mas foi declinado para a primeira instância da Justiça Federal da Bahia ao fim do seu mandato. Em maio deste ano, a investigação foi remetida ao Supremo Tribunal Federal (STF) e está parada desde então.
O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pede agora a retomada das apurações uma vez que enxerga indícios de crime do agora ministro e outros agentes públicos.
Tarifaço
Questionado pelo Farol da Bahia se, em sua avaliação, o tarifaço imposto pelo governo dos Estados Unidos fortalece ou não a direita para as eleições de 2026, Cezar Leite respondeu que os conservadores não apoiam o aumento de tarifas para o Brasil.
"Não é algo que nós, conservadores, e pessoas de direita, defendem. Isso é uma retórica colocada pela oposição e por algumas pessoas da imprensa para tentar tirar a credibilidade da nossa defesa", destacou.
"Mais importante do que a discussão se chega forte a direita, é o povo brasileira chegar forte. Ele quer direito a ter liberdade de expressão, isso independe da decisão política. Isso sim chegará fortalecido", completou o vereador.
Veja declaração: