Vídeo: Compositor baiano denuncia Xandy Harmonia nas redes sociais por violação de direitos autorais
O artista Beto Cerqueira alega que o cantor baiano gravou sua música sem autorização e sem dar os devidos créditos.

Foto: O compositor e cantor Bebeto Cerqueira. Créditos: Reprodução/ Redes Sociais | Anúncio do especial especial “Xandy Samba de Roda”, álbum com a música "Gente Dengosa". Créditos: Reprodução/ Redes Sociais
O compositor e cantor Bebeto Cerqueira denunciou, por meio das redes sociais, uma violação de direitos autorais por parte de Xanddy Harmonia e sua equipe. Ele solicita indenização por danos morais e uso indevido de propriedade intelectual.
Segundo o relato do artista, o cantor Xanddy teria gravado sua música “Gente Dengosa”, para o especial “Xandy Samba de Roda”, lançada em 19 de setembro, sem solicitar qualquer autorização anterior, sem dar os devidos créditos e sem pagar os direitos autorais. Além disso, o título da obra foi alterado para “Samba de Roda é Bom Demais” na gravação.
Em 29 de setembro, Bebeto entrou em contato com a equipe do cantor baiano para resolver o problema. Durante as tratativas com a produtora e a gravadora, os créditos da música foram colocados como domínio público.
Somente no dia 3 de outubro, quando Bebeto comentou o assunto publicamente pela primeira vez, a música teve seu título alterado para “Gente Dengosa” e os créditos passaram a incluir o seu nome. Contudo, dias depois, o trecho da canção foi retirado do álbum.
De acordo ainda com o compositor, ele entrou em contato novamente com a equipe. Na ocasião foi oferecido um valor que foi considerado “fora da realidade” e apresentado uma contraproposta. Porém, o artista não obteve mais respostas.
No dia 30 de setembro Xandy Harmonia foi notificado extrajudicialmente sobre o caso.
Confira: