• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Vídeo: COP30: saiba o que esperar da primeira Conferência do Clima no Brasil

Vídeo: COP30: saiba o que esperar da primeira Conferência do Clima no Brasil

Primeira COP no Brasil começa nesta segunda-feira (10) e segue até o dia 21 de novembro

Por Deivide Sena
Às

Atualizado
Vídeo: COP30: saiba o que esperar da primeira Conferência do Clima no Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Belém, capital do Pará, sediará, entre os dias 10 e 21 de novembro, a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, ou Conferência das Partes, a COP30, como é conhecida. O evento, considerado o maior encontro internacional sobre meio ambiente e clima do mundo, contará com representantes de mais de 100 países.

Essa é a primeira vez que uma cidade brasileira sedia uma COP. No entanto, a conferência foi desenvolvida após a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, na Eco-92, realizada no Rio de Janeiro. Já a primeira COP ocorreu em 1995, em Berlim, na Alemanha.

A conferência tem como objetivo estabelecer medidas para acelerar as ações para limitar o aumento da temperatura global a 1,5ºC até o fim deste século, como definido no Acordo de Paris, adotado na COP21, em 2015, na capital francesa.

Quem participa da COP?

Atualmente, a convenção é composta pelos 198 países que assinaram e a ratificaram em 1992. As delegações são compostas por chefes de estado, ministros e diplomatas, que representam seus respectivos países. Além deles, também participam do encontro cientistas, líderes empresariais, ONGs e ativistas. A expectativa para este ano é de um público de cerca de 50 mil pessoas.

Até o momento, cerca de 170 países já confirmaram presença na COP30, entre eles: Chile, Colômbia, Itália, França, Reino Unido, Noruega, China e República do Congo.

Alguns gestores já desembarcaram no Brasil, como o presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpriu agenda em Salvador na quarta-feira (5) e seguiu para Belém. O presidente do Chile, Gabriel Boric, e o Príncipe William, do Reino Unido, também já estão no Brasil.

Como funciona a COP?

Este ano, a programação da conferência ocorrerá em dois espaços diferentes: a zona verde, que reunirá sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais, e a zona azul, onde ocorrem as negociações oficiais da Cúpula de Líderes e dos pavilhões nacionais.

A zona azul permitirá que países, organizações credenciadas e ONGs dialoguem e apresentem seus projetos, estratégias e soluções para a agenda climática. Já a zona verde busca tornar o debate acessível e inclusivo.

Por que Belém sediará a COP?

O país que sedia o encontro anual é escolhido pelos demais integrantes da Conferência. No entanto, um país-membro da Convenção do Clima precisa se oferecer como anfitrião durante uma das COPs anteriores. Há também um rodízio de regiões para que os diferentes blocos do planeta tenham oportunidade de sediar o encontro.

Com isso, durante a COP27, realizada no Egito, Lula prometeu que pediria à ONU que a para a Amazônia sediasse a conferência. “Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e que defendem o clima conheçam de perto o que é aquela região”, disse o gestor na época.

Após a declaração, em janeiro de 2023, o Itamaraty formalizou a candidatura de Belém. A confirmação veio em dezembro do mesmo ano, em um vídeo publicado nas redes sociais pelo governo brasileiro.

Com a confirmação, o governo federal, em parceria com o governo do Pará e a prefeitura de Belém, investiu cerca de R$ 5 bilhões em melhorias na infraestrutura da cidade. Além disso, após o presidente Lula sancionar a Lei 15.251, Belém será temporariamente a capital do Brasil.

O que será debatido na COP30?

A COP30 deverá marcar um ponto crucial na aplicação do Acordo de Paris. Durante o encontro, os países deverão apresentar novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), ou seja, metas atualizadas de redução de emissões, além de discutir formas de financiamento climático para nações em desenvolvimento.

Entre os principais temas em pauta estarão:

- Neutralidade de carbono e transição para energias limpas;
- Preservação da Amazônia e de outros biomas tropicais;
- Combate ao desmatamento e à mineração ilegal;
- Justiça climática e inclusão dos povos tradicionais nas decisões globais;
- Financiamento internacional para mitigação e adaptação climática;
- Crise hídrica e segurança alimentar.

Cúpula dos Líderes

Antes da COP, os líderes e chefes globais se encontram em uma cúpula, em Belém. O encontro foi realizado entre os dias 6 e 7 de novembro. De acordo com o Itamaraty, a reunião busca dar “direção política” às negociações da conferência.

Durante a cúpula, o presidente Lula lançou oficialmente o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês), que busca auxiliar países a conservarem as florestas tropicais. A modalidade combina investimento público e privado e espera captar aproximadamente US$ 25 bilhões durante a COP30.

Saiba mais: 

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário