• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Vídeo: 'decretaram minha prisão e vou atender', internautas resgatam fala de Lula e comparam prisão do petista à fuga de Flávio Bolsonaro

Vídeo: 'decretaram minha prisão e vou atender', internautas resgatam fala de Lula e comparam prisão do petista à fuga de Flávio Bolsonaro

Senador investigado por lavagem de dinheiro fugiu para o exterior, confirmou autoridade dos EUA

Por Da Redação
Às

Atualizado
Vídeo: 'decretaram minha prisão e vou atender', internautas resgatam fala de Lula e comparam prisão do petista à fuga de Flávio Bolsonaro

Foto: Ricardo Stuckert/PR | Andressa Anholete/Agência Senado

Internautas voltaram a repercutir imagens do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre ordem de prisão, em 2018, e compararam a atitude do petista à fuga do senador e derrotado nas eleições presidenciais deste ano, Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Um dia após perder a eleição presidencial no segundo turno, Flávio foi intimado, na segunda-feira (26) a entregar os passaportes à Polícia Federal, durante investigações de lavagem de dinheiro envolvendo o advogado Willer Tomaz e empresas ligadas ao setor de apostas e a plataformas de pagamento.

A Polícia Federal (PF) cancelou os passaportes comum e diplomático do senador, após ele não ter entregado os documentos. O advogado mexicano Simón Levy, ligado ao movimento Make America Great Again (MAGA), do presidente Donald Trump, divulgou a informação de que Flávio Bolsonaro chegou aos Estados Unidos "em segurança", após ter deixado o Brasil na terça-feira (27).

Diante da repercussão do caso, internautas passaram a comparar a atitude de Flávio com a do presidente Lula, que permaneceu no país e enfrentou ordem de prisão, em 2018, no âmbito da Operação Lava Jato. Na época, o petista discursou sobre a decisão que o condenou a 12 anos e 1 mês de prisão.

"Decretaram a minha prisão e vou atender ao mandado deles. Vou atender, pois quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo que acontece nesse país acontece por minha causa. Se eu não acreditasse na Justiça, eu não tinha feito partido político ou proposto a revolução nesse país. Mas eu acredito na Justiça justa e que vota um processo baseado nos autos do processo", discursou Lula.

O petista cumpriu 580 dias de prisão e foi solto diante de uma mudança de entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância. Em 7 de novembro de 2019, o plenário do STF decidiu que, segundo a Constituição Brasileira, um réu só pode começar a cumprir pena quando são esgotados todos os recursos em todas as instâncias judiciais.

Como o caso de Lula ainda tinha recursos pendentes em tribunais superiores, a sua execução provisória da pena perdeu o amparo legal. No dia seguinte, a defesa solicitou a libertação, concedida pela Justiça Federal do Paraná. 

Em 2021, as condenações foram integralmente anuladas pelo STF devido à parcialidade do ex-juiz Sergio Moro e à incompetência territorial da 13ª Vara Federal de Curitiba.


Lula reage à fuga de Flávio

O presidente Lula criticou na terça-feira (27) a ida do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para os Estados Unidos, após ser derrotado nas eleições. A afirmação aconteceu em Brasília, onde o presidente celebrou o aniversário de 81 anos.

"Fico imaginando o que tem na consciência um cidadão que acabou de perder as eleições e foge do seu país. [...] Quem não deve, não teme. O cidadão que sai escondido desse país deve alguma coisa. E não vá dizer que não há democracia", afirmou Lula.

Confira o vídeo:
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário